Foto: Patrício de Freitas
Campeonato que vale duas vagas na Série A do Gauchão poderá ser disputado no segundo semestre
A Divisão de Acesso de 2025 poderá sofrer alterações. A principal delas diz respeito ao período do ano em que ela é realizada. A possibilidade surgiu a partir de uma reunião online, na segunda-feira (30), com representantes dos 16 clubes que irão disputar a competição na próxima temporada.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Diferentemente dos últimos anos, em que o campeonato tem começado em abril ou maio, pode ser que a divisão intermediária do futebol gaúcho ocorra entre agosto e novembro.
O principal motivo para a mudança é tentar fugir do rigor do inverno e minimizar questões como frio e chuva.
– Os clubes querem mudar e a Federação Gaúcha de Futebol também quer mudar para ter um campeonato na melhor época do ano, com campos em melhores condições e com mais presença de torcida – comenta o atual presidente do Inter-SM, Pedro Della Pasqua.
Após ter anunciado que não seguirá no comando do Alvirrubro, Della Pasqua explica o motivo pelo qual participou da reunião.
– Eu respondo pelo clube até o próximo dia 31 de outubro. Nossa gestão concorda em mudar e com certeza eu terei diálogo com o próximo presidente. Para ter um campeonato melhor, eu apoio mudança de datas – explica o mandatário alvirrubro.
O calendário proposto e que deverá ser aprovado para 2025 teria a Copa FGF sendo realizada de junho a agosto e a Divisão de Acesso de agosto a novembro.
De momento, entre os 16 participantes do Acesso, 12 querem alterar as datas de disputa e quatro querem que o cronograma siga da maneira como está.